FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO- QUADRO RESUMO E QUESTÕES COMENTADAS
FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO
O que são as fontes do Direito Administrativo
São os meios pelos quais o Direito Administrativo é formado, interpretado e aplicado. Algumas dessas fontes são formais (criam regras) e outras são materiais (influenciam as regras, mas não as criam diretamente). Ao estudar as fontes do Direito Administrativo, investigamos de onde provêm as normas que regulam a atividade da Administração Pública.
Quais são as fontes do Direito Administrativo.
Segundo Hely Lopes Meirelles que “O Direito Administrativo abebera-se, para sua formação, em quatro fontes principais, a saber: a lei, a doutrina, a jurisprudência e os costumes". (MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 42ª ed. São Paulo: Malheiros, 2015, p. 49)
LEI - é entendida pelo seu sentido amplo incluindo: Constituição Federal, emendas constitucionais, Constituições Estaduais, Leis Orgânicas, leis ordinárias, leis complementares, leis delegadas, decretos legislativos, resoluções e medidas provisórias. A lei é a fonte primária e formal.
As demais: doutrina, jurisprudência e costumes são consideradas secundárias e materiais pois inspiram a criação das leis.
DOUTRINA - teses e estudos elaborados pelos doutrinadores sobre um tema que envolve o direito administrativo.
JURISPRUDÊNCIA- são as decisões reiterados dos Tribunais.
COSTUMES - trata-se de um conjunto de regras não escritas; são práticas reiteradas pela administração por muito tempo e que são tidas como obrigatórias.
Além das quatro fontes acima que são citadas pela maioria dos doutrinadores, outros como Matheus Carvalho e Maria Sylvia Di Pietro acrescentam mais fontes ao direito administrativo:
Maria Sylvia Di Pietro separa as fontes em sete fazendo a seguinte relação: Constituição, Lei, Atos normativos da Administração Pública, Jurisprudência, doutrina, costumes e princípios gerais do direito.
Para Matheus Carvalho, o direito administrativo possui seis fontes principais: a lei, a jurisprudência, a doutrina, os costumes, os princípios gerais e os tratados internacionais (estes são considerados fontes do direito administrativo após a incorporação ao ordenamento jurídico, independente do rito de tramitação. (Carvalho, Matheus. Manual de Direito Administrativo- 5º Edição, JusPodivm, Salvador, 2018).
Importante salientar que desde a emenda constitucional 45/2004 a Súmula Vinculante também passou a ser considerada fonte formal do Direito Administrativo e foi incluída na Constituição Federal no artigo 103-A com a seguinte redação:
“O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, depois de reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei”.
A doutrinadora Maria Sylvia Di Pietro também adota uma classificação mais detalhada sobre as fontes, e cita a doutrina baseada em Agustín Gordillo fazendo a seguinte divisão entre fontes formais e materiais:
1. Formais (criam normas obrigatórias)
-
Constituição
-
Leis (ordinárias, complementares, etc.)
-
Regulamentos e atos normativos da Administração
-
Parte da jurisprudência (quando vinculante)
2. Materiais (influenciam a criação do direito)
-
Doutrina
-
Jurisprudência (em geral)
-
Princípios
-
Costumes (para a Doutrinadora são pouco relevantes no Brasil)
1) 2022- CESPE / CEBRASPE- DPE-RO- Analista da Defensoria Pública – Jurídica
O direito administrativo é um conjunto de normas e princípios que rege a atuação da administração pública. Assinale a opção que indica apenas as fontes do direito administrativo.
a) lei, jurisprudência, normas e regras
b) costumes, regras, jurisprudência e normas
c) jurisprudência, costumes, lei e doutrina
d) normas, lei, doutrina e regras
e) lei, normas, jurisprudência e doutrina
Gabarito: a questão é bem direta e a resposta correta é a letra c: jurisprudência, costumes, lei e doutrina.
Veja que palavras como regras e normas fazem parte do direito. As normas são gênero do qual a lei é uma espécie. As normas são regras de conduta e a lei é a norma escrita. o Direito Administrativo, como a própria questão diz, é um conjunto de normas e princípios que rege a atuação da administração pública, mas regras e normas NÃO são fontes do direito administrativo.
2) 2018- CESPE / CEBRASPE - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais
A jurisprudência administrativa constitui fonte direta do direito administrativo, razão por que sua aplicação é procedimento corrente na administração e obrigatória para o agente administrativo, cabendo ao particular sua observância no cotidiano.
Gabarito: errado
A jurisprudência se trata de fonte indireta, secundária e não obriga o agente público a sua observância e muito menos ao particular. Somente a Lei é considerada pelos doutrinadores como sendo fonte formal e primária do direito administrativo com caráter de observância obrigatória. Nesse sentido é a doutrina de Matheus Carvalho:
"Saliente-se que a lei é o único veículo habilitado para criar diretamente deveres e proibições, obrigações de fazer ou não fazer no Direito Administrativo, ensejando inovação no ordenamento jurídico, estando os demais atos normativos sujeitos a seus termos. Somente a lei, amplamente considerada, pode criar originariamente normas jurídicas, sendo por isso, para parte da doutrina, a única fonte direta do Direito Administrativo."
Quanto a jurisprudência Matheus Carvalho faz a seguinte explanação: " A jurisprudência se traduz na reiteração de julgados dos órgãos do judiciário, travando uma orientação acerca de determinada matéria. Trata-se de fonte secundária do Direito Administrativo, de grande influência na construção e na consolidação desse ramo do Direito, inclusive, diante da ausência de codificação legal. É importante salientar que - não obstante as decisões judiciais (em regra) não terem aplicação geral e, porque somente impostas às partes do processo, também não gozarem de força vinculante - a Constituição Federal, após alteração pela Emenda Constitucional n.45/04, passou a admitir a edição de súmulas vinculantes, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal, com força para determinar a atuação da Administração Pública. (...)
3) 2017- CESPE / CEBRASPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador do Município
Conforme a doutrina, diferentemente do que ocorre no âmbito
do direito privado, os costumes não constituem fonte do direito administrativo,
visto que a administração pública deve obediência estrita ao princípio da
legalidade.
Gabarito: errado
Em que pese a administração pública tenha que observar o princípio da legalidade para realizar os seus atos, os costumes foram incluídos pelos doutrinadores como sendo uma das fontes do direito administrativo.
4) 2016 - Banca: CESPE / CEBRASPE - PC-PE - Agente de Polícia
Considerando as fontes do direito administrativo como sendo
aquelas regras ou aqueles comportamentos que provocam o surgimento de uma norma
posta, assinale a opção correta.
a) A lei é uma fonte primária e deve ser considerada em seu
sentido amplo para abranger inclusive os regulamentos administrativos.
b) O acordo é uma importante fonte do direito administrativo
por ser forma de regulamentar a convivência mediante a harmonização de
pensamentos.
c) Os costumes, pela falta de norma escrita, não podem ser
considerados como fonte do direito administrativo.
d) A jurisprudência é compreendida como sendo aquela emanada
por estudiosos ao publicarem suas pesquisas acerca de determinada questão
jurídica.
e) Uma doutrina se consolida com reiteradas decisões judiciais sobre o mesmo tema.
Gabarito: letra a. A lei é uma fonte primaria considerada em seu sentido amplo abrangendo: Constituição Federal, emendas constitucionais, Constituições Estaduais, Leis Orgânicas, leis ordinárias, leis complementares, leis delegadas, decretos legislativos, resoluções e medidas provisórias. A lei é a fonte primária e formal.
QUANTO AS DEMAIS ALTERNATIVAS ESTÃO ERRADAS:
b- acordo não é fonte do direito administrativo
c- os costumes são considerados fontes do direito administrativo.
d e e- a questão faz um trocadilho. a jurisprudência é a decisão reiterada dos Tribunais sobre determinado tema sendo que a doutrina é aquela emanada por estudiosos.
Comentários
Postar um comentário